domingo, 9 de agosto de 2015

DÉ O ARANHA !


DÉ, O MALANDRO DA BOLA ! O ARANHA !






Domingos Elias Alves Pedra, o famoso Dé, nascido em 16 de abril de 1948, ex-atacante do Bangu, Botafogo e Vasco da Gama, virou treinador, trabalhou no América, nos Emirados Árabes depois como comentarista esportivo.
 
Em 2012, Dé retornou do Mundo Árabe para o Brasil, pretendendo voltar a trabalhar em transmissões esportivas.
Em 2010 comandou Olaria, que protagonizou um eletrizante jogo contra o Flamengo em pleno Maracanã, empatando em 3 a 3.
 
Foi contratado pela Rádio Haroldo de Andrade. dé é pai de uma filha (que é procuradora) e mora na Barra da Tijuca (RJ). Como jogador, teve passagens por times do exterior, como Sporting de Lisboa (Portugal) e Al Helal, da Arábia.
 
Figura bem-humorada, Dé foi artilheiro por onde passou e sempre tem histórias engraçadas para contar. 

"Em 69, quando estava no Bangu, peguei uma pedra de gelo e atirei na bola. 


 O Reyes, zagueiro do Flamengo, ficou feito barata tonta, então invadi a área, driblei o goleiro e fiz o gol", conta Dé, que também era um mestre em cavar pênaltis. 
"O Wright (juiz - José Roberto Wright) fala disso até hoje", comenta o ex-atacante, que tem o apelido de Dé Aranha.
 
Seu melhor momento fora do futebol (como jogador ou técnico) foi como participante do programa "SuperTécnico", da Rede Bandeirantes de Televisão.
Lá, em domingos alternativos, Dé deu um verdadeiro show de conhecimento e irreverência. O "SuperTécnico" foi ao ar entre 2 de maio de 1999 e 31 de dezembro de 2001.










O futebol como é jogado e a malícia de Dé, o Aranha: "O jogador quer é a alma do juiz"

Em 22 de junho de 1971, justamente contra seu antigo clube, inconformado pelo “baile” que a equipe cruz maltina levava, na partida que acabou com uma goleada de 4 a 0 a favor do Bangu, acabou expulso, e ao ver o cartão vermelho, o tomou das mãos do arbitro e após tentar rasgá-lo, sem sucesso, por ser de plástico, correu em direção aos vestiários com o cartão em suas mãos. 
O juiz, Nivaldo dos Santos, tentou pegá-lo de volta e acabou recebendo a seguinte resposta de Dé: “Você me deu o cartão, agora ele é meu”.
Em outra oportunidade, em um clássico contra o Flamengo, após ter um gol anulado, que seria o de empate, pegou uma porção da grama e levou para o bandeirinha, gritando: “… burro tem que comer capim…”.
Permaneceu no Vasco até 1974, e fez parte do plantel que conquistou o titulo brasileiro daquele ano. Partiu para a Europa, onde foi contratado pelo Sporting de Lisboa. 
Ficou pouco tempo em Portugal, ainda assim foi campeão nacional da temporada 1974/1975 e da Taça de Portugal de 1975. Logo estava de volta ao Vasco, onde voltou a ser campeão, agora da Taça Guanabara de 1976.

Em 1977 foi levado para o Botafogo e embora não tenha conquistado título no alvinegro carioca, fez parte da equipe que ficou invicta por 52 partidas, na maior série invicta do futebol brasileiro..
 Foi lá que acabou incluindo o “Aranha” ao seu nome, que era uma gíria da época para algo muito ruim ou muito bom. 
            Era desta forma que a torcida da equipe da Estrela Solitária o via.
Contratado pela equipe árabe do Al Hilal, em 1980, foi campeão nacional, e logo voltou para atuar no Bangu, onde ficou até 1981.
Após breve passagem pelo Bonsucesso, acabou sendo redescoberto pelo futebol capixaba em 1983, onde atuou nas duas grandes equipes do estado, Rio Branco e Desportiva Ferroviária, sendo campeão estadual em 1983 e 1985.


Dé foi um dos mais irreverentes jogadores do futebol brasileiro, um exemplo que a malandragem faz parte do esporte e o torna ainda mais divertido





Botafogo homenageia Dé Aranha e Mendonça

antes de jogo contra o Mogi




















PRINCIPAIS TÍTULOS COMO JOGADOR
 Vasco da Gama
Sporting Lisboa 
Rio Branco/Espírito Santo 
Al Hilal 
Desportiva Capixaba 


FONTE DOS TEXTOS

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/ (NA ÍNTEGRA)
http://espn.uol.com.br/(NA ÍNTEGRA)
blogdopaulinho.wordpress.com(NA ÍNTEGRA)
http://blog.maismemoria.net/


FONTE DAS IMAGENS
Revista Placar (editora Abril)
Revista Manchete (Editora Bloch)
Revista Grandes Clubes brasileiros
Bangu Net
Vasco Net
www.facebook.com/101954653242855/photos










3 comentários:

  1. Gostaria de saber quanto o dé aranha cobra para assombrar um barracão de dois quartos

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quanto o dé aranha cobra para assombrar um barracão de dois quartos

    ResponderExcluir
  3. DÉ, VOCÊ FOI UM JOGADOR IMPAR. NÃO EXISTIU E NÃO EXISTIRÁ NUNCA OUTRO JOGADOR COMO VOCÊ, QUE FEZ HISTÓRIA E SABE CONTA-LA COM MUITO HUMOR. NÃO ATOA QUE O CHICO ANÍSIO SE INSPIROU EM SUAS HISTÓRIAS E, PORQUE NÃO DIZER, NA SUA FIGURA, PARA CRIAR PERSONAGEM TÃO MARCANTE, QUE FOI O COALHADA.PARABENS.

    ResponderExcluir