O GRANDE LATERAL DIREITO MURILO
Paulo Murilo Frederico Ferreira nasceu em 30 de abril de 1939, na cidade do Rio de Janeiro. Começou sua carreira no juvenil do Olaria A.C em 1959, chegando ao elenco de profissionais no ano seguinte.
Murilo, antes de mais um treino no campo do Olaria. A foto é do livro “Vai dar Zebra”, de José Rezende Raymundo Quadros, publicada no site do Milton Neves
Paulo Murilo Frederico Ferreira nasceu em 30 de abril de 1939, na cidade do Rio de Janeiro. Começou sua carreira no juvenil do Olaria A.C em 1959, chegando ao elenco de profissionais no ano seguinte.
Murilo, antes de mais um treino no campo do Olaria. A foto é do livro “Vai dar Zebra”, de José Rezende Raymundo Quadros, publicada no site do Milton Neves
Murilo permaneceu no time da Rua Bariri até o ano de 1962. No ano seguinte, seu passe foi negociado com o Flamengo.
Quando chegou ao gramado da Gávea, Murilo ainda amargou o banco de reservas por algum tempo antes de se firmar como titular a partir de 1963.
Sua posição original era a lateral direita, mesmo que tenha sido aproveitado em algumas jornadas na posição de zagueiro.
Dotado de boas qualidades técnicas, apreciava descer ao campo ofensivo para apoiar as manobras de ataque ao lado do ponta direita Espanhol.Campeão carioca nas edições de 1963 e 1965, Murilo também amargou a derrota de 3×0 para o Bangu, na conturbada final do campeonato carioca de 1966.
Ao todo, o lateral direito defendeu o Flamengo em 448 oportunidades com 230 vitórias, 104 empates, 114 derrotas e anotou 3 gols.
Murilo permaneceu no Flamengo até 1971, quando foi negociado com o Tiradentes do Piauí, sendo campeão estadual em 1972.
A proposta foi feita pelo ex-companheiro de Flamengo Paulo Henrique, que na época assumiu o comando técnico da equipe de Campos.
Após essa passagem, Murilo pendurou definitivamente as chuteiras e também iniciou seu ciclo de treinador no Flamengo – PI, conquistando o campeonato estadual de 1976.
Hoje, Murilo é dono de uma escolinha de futebol e bate a sua bolinha pelo menos uma vez por semana, além das corridinhas pelas praias da cidade maravilhosa.
FONTES DE IMAGENS
Revista do Esporte
Correiodecorumba.com.br
Revista Placar (Editora Abril)
Revista grandes Clubes Brasileiros.
Jornal "O Globo "
Site do Milton Neves
Tardes de Pacaembú
Ilustração do cartunista Petrônio. Arquivo Público do Estado de São Paulo. Memória Pública – Jornal Última Hora.
FONTE DOS TEXTOS
tardesdepacaembu.wordpress.com( NA ÍNTEGRA)
Murilo encerrou a carreira no Campos da cidade de Campos,no iniçio de 1976.Nesse mesmo ano começaria a carreira de treinador no flamengo do Piauí onde foi campeão.Atualmente mora numa casa de saúde,pois está com Alzheimer.
ResponderExcluirjoguei na escolinha do Murilo e do Paulo Lino no clube Anchieta, ele era meu vizinho da decada de 90 e amigo de infância do meu pai.
ExcluirAcho que ele mora em um asilo de Nova Friburgo RJ chamado LAJE um asilo de velhinhos muito bem assistido. Lugar excelente.
ExcluirNo Piauí murilo CHEGOU em 1972 para o Tiradentes,DEPOIS de receber passe livre do flamengo.
ResponderExcluirNo TIME da polícia militar ficou até o início de 1974,disputando os últimos jogos pelo brasileiro de 1973.Retornaria em 1974 para o RIVER,para DISPUTAR o campeonato piauiense.
Joguei contra o Murilo no clube Anchieta era veterano contra juventude eu era bem jovem, brincamos muito carnavais no clube.
ResponderExcluirAssistir vários jogos do Murilo jogando pelo tiradentes em Teresina no estádio Albertão, pelo Tiradentes no início dos anos 70, tiradentes x fluminense 0 x 0, tiradentes x Cruzeiro 1 x 1 tiradentes x Palmeiras, River do Piauí era um baita de um zagueiro, tanto bola aérea quanto nas bolas rasteiras, foi os melhores tempos do futebol piauiense😀
ResponderExcluir